logo

Entrar
Actualizado às 9:26 PM, Apr 24, 2018

O MONSTRA atingiu a maioridade: cinema de animação à solta em Lisboa

O cinema da Estónia e «A Ganha-Pão» (2017), filme produzido por Angelina Jolie e nomeado aos Óscares deste ano, são dois dos protagonistas da 18ª edição do Festival MONSTRA São já 18 anos de MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa. Um dos filhos pródigos dos festivais em solo português atingiu a idade adulta e promete assinalar a data com pompa e circunstância. De 8 a 18 de março, a animação invade o Cinema S. Jorge, o Cinema Ideal, a Cinemateca Portuguesa e o Cinema City de Alvalade, entre outros, naquele que já se tornou um festival de excelência no que ao género diz respeito.O filme «A Ganha-Pão» (2017) pode ter perdido para «Viva – A Vida é uma Festa!»…
Tagged em

OSCARS: "A Forma da Água" x 4

Quase quatro meses depois da abertura da temporada de prémios, com os Governor Awards, a Academia de Hollywood atribuíu os seus Oscars pela 90ª vez. Com o ambiente necessariamente marcado pelos temas transversais que têm abalado Hollywood — em particular a defesa da identidade feminina e a figuração dos afro-americanos —, a cerimónia conteve muitos discursos empenhados em celebrar os valores da diversidade e da integração. A apresentação de Jimmy Kimmel teve o mérito de sustentar tal dinâmica num registo entre a seriedade e a ironia que, em última instância, preservou o essencial: tratava-se, não de um comício, mas de uma festa para celebrar o cinema e a cinefilia.A Forma da Água foi o principal vencedor da noite, com quatro…

Concurso Cartaz Fear The Walking Dead

O AMC convida os fãs de ‘Fear the Walking Dead’ a participar no concurso de posters sobre a nova temporada, promovido simultaneamente em vários países. O vencedor em Portugal terá o seu poster exibido numa grande tela no centro de Lisboa e receberá um prémio de 1.000 euros. Além disso, de entre todos os países, será escolhido um vencedor internacional premiado com uma viagem para duas pessoas a Los Angeles, cidade onde começou o enredo de ‘Fear the Walking Dead’. O produtor executivo Greg Nicotero e os produtores executivos Andrew Chambliss e Ian Goldberg integram o júri do concurso. "A paixão e a dedicação dos fãs de 'Fear the Walking Dead' tem sido muito emocionante”, afirma Geraud Alazard, vice-presidente de…

Iniciativa Scope 100 - Nova Edição

Pelo segundo ano consecutivo a Cinema BOLD apresenta a iniciativa SCOPE 100 onde ​​uma comunidade de 100 cinéfilos irá seleccionar um filme a estrear nas salas portuguesas. A iniciativa Scope 100 passa pela criação e selecção de uma comunidade de 100 cinéfilos portugueses, que serão responsáveis por ver e avaliar cinco filmes que tiveram um percurso de destaque nos principais festivais de cinema do mundo. A selecção de filmes desta edição será anunciada brevemente. Os 100 participantes irão, não só, votar e escolher um filme da selecção para ser distribuído comercialmente nas salas de cinema nacionais pela Cinema BOLD, como serão também chamados a participar e a contribuir na preparação de acções de promoção e lançamento do filme vencedor. As inscrições…

Os Oscars são apenas uma repetição dos outros prémios?...

De vez em quando, tentando ver para além do barulho das luzes mediáticas, vale a pena perguntar o mais básico. Por exemplo: para que servem os Oscars? Não é, entenda-se, a pergunta do jornalista que se considera ofendido por não encontrar os "seus" filmes entre os nomeados... Nem se trata de pretender conhecer os labirínticos bastidores de Hollywood para "explicar" o que quer que seja. Acontece que os Oscars são, basicamente, um ritual cinéfilo, quer dizer, uma celebração do amor pelo cinema — e isso, com filmes melhores ou piores, continua a ser um factor de cumplicidade e união.Mas importa questionar para que servem, ou podem servir, os Oscars num contexto em que a sua especificidade surge ameaçada por um…
Tagged em

"A Forma da Água" recebe 13 nomeações da Academia de Hollywood

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a instituição que atribui os Oscars, divulgou as suas nomeações referentes à produção de 2017. Alguns dados genéricos a reter:— A Forma de Água, de Guillermo del Toro, foi o título mais nomeado, surgindo em 13 categorias, incluindo melhor filme.— num máximo de dez nomeações possíveis para o Oscar de melhor filme, este ano a Academia atribuiu nove. — tendo em conta as nomeações, é já certo que nenhum filme conseguirá arrebatar o chamado "quinteto mágico" dos Oscars (filme, realizador, actor, actriz, argumento); tal proeza só foi conseguida três vezes, a última das quais em 1992, por O Silêncio dos Inocentes.— Greta Gerwig (Lady Bird) é a quarta mulher nomeada na categoria de…
Tagged em

Dolores O'Riordan (1971 - 2018)

Célebre como vocalista de The Cranberries, dona de um voz de muitas nuances poéticas, a irlandesa Dolores O'Riordan faleceu no dia 15 de Janeiro, em Londres — contava 46 anos.O falecimento ocorreu, subitamente, de causas não imediatamente esclarecidas, quando O'Riordan se encontrava em Londres, para uma sessão de gravações. Iniciara uma carreira a solo em 2007, com o álbum Are You Listening?, seguindo-se, dois anos mais tarde, No Baggage. Em qualquer caso, a sua imagem é indissociável de The Cranberries e dos seus sofisticados cruzamentos de heranças folk com a sensibilidade de um rock alternativo; na década de 90, em particular, a banda obteve grande impacto internacional com os álbuns Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We? (1993)…

Greta Thyssen (1927 - 2018)

Ficou mais famosa por ter servido de "dupla" de Marilyn Monroe do que propriamente pela sua carreira cinematográfica: a actriz dinamarquesa Greta Thyssen faleceu no dia 6 de Janeiro, na sua casa de Manhattan, vítima de pneumonia — contava 90 anos.Foi o seu título de Miss Dinamarca, em 1952, que levou Hollywood a convidá-la para integrar a galeria de estrelas femininas dominada por Marilyn Monroe e Jayne Mansfield. O seu primeiro trabalho, uma pequena figuração no filme Paragem de Autocarro (1956), com Marilyn Monroe, acabaria por incluir também a função de "dupla" da actriz. Utilizada em papéis mais ou menos decorativos, tanto em televisão, como em cinema, surgiu em vários títulos cruzando ficção científica e terror, como Terror Is a…
Tagged em
Assinar este feed RSS