logo

Entrar
Actualizado às 9:00 PM, Jul 26, 2017

John Heard (1945 - 2017)

Talentoso actor secundário do cinema americano, John Heard faleceu no dia 21 de Julho, em Palo Alto, California, na sequência de uma operação às costas — contava 72 anos.Ironia cruel, sem dúvida: os obituários de John Heard insistiram em destacar o seu papel de pai nos filmes da série Sozinho em Casa, desvalorizando implicitamente uma carreira de quatro décadas e mais de 150 títulos. Com um importante background teatral — prémio de revelação em 1977, graças à sua composição na peça de David Berry, G.R. Point, sobre a guerra do Vietname —, foi um dos mais talentosos novos rostos de Hollywood nos anos 70/80, começando por se distinguir no magnífico e muito esquecido Heart Beat/Um Bater de Corações (1980), de…
Tagged em

Prémios Lux de cinema 2017 do Parlamento Europeu

BPM (Beats per minute), realizado por Robin Campillo (França), Sámi Blood, de Amanda Kernell (Suécia, Noruega, Dinamarca) e Western, de Valeska Grisebach (Alemanha, Bulgária e Áustria) são os três filmes finalistas do Prémio Lux de cinema do Parlamento Europeu deste ano. O vencedor será anunciado a 15 de novembro, em Estrasburgo. Os escolhidos foram hoje anunciados em Roma pelo Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, durante os Giornate degli Autori (“Dias dos Autores”) dos “Venice Days”. Os filmes vão ser legendados nas 24 línguas oficias da União Europeia e serão exibidos em mais de 50 cidades e em vários festivais nos 28 países da UE, incluindo em Portugal. O filme vencedor do Prémio Lux 2017, já na sua 11ªa edição,…

Claude Rich (1929 - 2017)

Talento tão discreto quanto multifacetado, foi um actor de prestígio em teatro e cinema: o francês Claude Rich faleceu no dia 20 de Julho, em Orgeval — contava 88 anos.No Conservatório Nacional, enquanto estudante de arte dramática, integrou uma ilustre geração a que também pertencem, por exemplo, Jean Rochefort, Jean-Paul Belmondo, Jean-Pierre Marielle e Bruno Cremer. Passou pelo palco do Théâtre de la Renaissance, em Paris, tendo a sua estreia cinematográfica sob a direcção de René Clair, em As Grandes Manobras (1955). Rapidamente reconhecido como um excelente secundário, trabalhou de novo sob a direcção de Clair (Todo o Ouro do Mundo, 1961), e ainda Jean Renoir (O Cabo de Guerra, 1962) e Georges Lautner (Violência, Dinamite e Boas Maneiras, 1963).…
Tagged em

Martin Landau (1928 - 2017)

Célebre pelas composições de invulgares personagens secundárias, a sua carreira repartiu-se entre cinema e televisão: o actor americano Martin Landau faleceu no dia 15 de Julho, no Ronald Reagan UCLA Medical Center em Westwood, California — contava 89 anos. Integrou a geração do Actors Studio a que também pertencia James Dean (1931-1955). O certo é que o seu modo interiorizado de representar nunca foi estranho a um rigor de pose e gesto a fazer lembrar a mecânica de algum burlesco — Charlie Chaplin era, aliás, uma das suas maiores inspirações. Depois de passar pela Broadway, teve o primeiro papel significativo em Intriga Internacional (1959), de Alfred Hitchcock, surgindo depois em grandes produções da época como Cleópatra (1963), de Joseph L.…
Tagged em

ALT-J DIA 06 DE JANEIRO EM LISBOA

A agenda de concertos de 2018 começa em grande com a apresentação do novo disco dos britânicos alt-J num concerto em nome próprio, dia 06 de janeiro, em Lisboa. O trio sobe ao palco do MEO Arena nos primeiros dias do ano para apresentar aos fãs o terceiro registo de originais, “RELAXER”. Depois de um concerto grandioso no passado dia 06 de julho no NOS Alive’17, onde a banda teve a oportunidade de ver uma multidão conquistada com os novos temas revelados em primeira mão, o trio traz agora a Portugal o espetáculo próprio de apresentação deste novo trabalho, que entrou diretamente no Top de vendas no Reino Unido e que com pouco tempo de vida já recebeu fortes elogios…
Tagged em

George A. Romero (1940 - 2017)

Na genealogia das histórias de terror, é muitas vezes citado como o "padrinho dos zombies": o americano George A. Romero faleceu durante o sono, no dia 16 de Julho, em Toronto, Canadá; há algum tempo, tinha-lhe sido detectado cancro no pulmão — contava 77 anos.Cineasta das lendas do Mal, o lançamento da sua carreira possui também qualquer coisa de lendário. Depois de algumas experiências na área da publicidade, foi com os seus amigos John Russo e Russell Streiner que se lançou na produção de um pequeno filme de terror, The Night of the Living Dead/A Noite dos Mortos Vivos (1968), centrado num grupo de humanos atacados por "mortos-vivos". Tendo custado pouco mais de 100 mil dólares, as suas receitas ultrapassariam…
Tagged em

26 JULHO: SESSÕES ESPECIAIS PRÉ-ESTREIA “VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS”

A EuropaCorp e a NOS Audiovisuais, em parceria com BNP Paribas, apresentam um espetacular evento 3D, de norte a sul do país. 26 JULHO 21H30 SESSÕES ESPECIAIS PRÉ-ESTREIA EM 3DPREÇO ÚNICO 8,45€ COM OFERTA DE PIPOCASBraga (Cinema NOS Braga Parque), Porto (Cinema NOS Norteshopping), Coimbra (Cinema NOS Fórum Coimbra), Lisboa (Cinema NOS Vasco da Gama), Almada (Cinema NOS Almada Fórum), Cascais (Cinema NOS CascaiShopping) e Faro (Cinema NOS Fórum Algarve) foram os cinemas selecionados para receber este evento especial. Luc Besson traz para o grande ecrã a lendária série de BD dos anos 60 VALERIAN E A CIDADE DOS MIL PLANETAS é o novo e visualmente espetacular filme de Luc Besson, o lendário realizador de Léon, o Profissional, O Quinto…

Elsa Martinelli (1935 - 2017)

Foi, na década de 60, uma das vedetas italianas a destacar-se também na produção de língua inglesa: Elsa Martinelli faleceu no dia 8 de Julho, na sua casa em Roma, contava 82 anos.De seu nome verdadeiro Elisa Tia, impôs-se como figura pioneira enquanto modelo que se transferiu para o cinema. Teve o seu primeiro papel importante ao lado de Kirk Douglas, em O Caçador de Índios (1955), de André De Toth. Em 1956, a comédia Donatella, de Mario Monicelli, valeu-lhe o prémio de melhor actriz no Festival de Berlim. Em época de permanente relação de Itália com a produção de outros países, nomeadamente a França, Reino Unido e EUA, vimo-la ainda, por exemplo, em Noite Brava (1959), de Mauro Bolognini,…
Tagged em
Assinar este feed RSS